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Convença com Marketing de Conteúdo

Impressione os seus clientes com conteúdo de qualidade e não com ideias comerciais ultrapassadas.

Os utilizadores da internet procuram informações interessantes – com o Marketing de Conteúdo alcança os seus utilizadores.

Os consumidores estão cansados de serem enganados por publicidades e de não acharem facilmente online aquilo de que estão à procura. Já em 2011 o Custom Content Council mostrou que mais de 70% dos utilizadores prefere receber informação a partir de artigos e não através de páginas de empresas. A solução para as empresas é então investir em Marketing de Conteúdo!

O que é Marketing de Conteúdo?

Quem procura algo online, está atrás de informações relevantes e de ótimo conteúdo. Textos, fotos e vídeos precisam de ir imediatamente ao encontro do que o utilizador procura. O Marketing de Conteúdo é a ferramenta ideal para que o leitor se satisfaça com as informações encontradas e permaneça na página ou até mesmo que continue a pesquisar outras informações adicionais dentro da mesma página. Quantas vezes estamos à procura de algo, encontramos, mas continuamos a ler ou ver outros conteúdos da mesma página?

O bom conteúdo prende a atenção

Assim que o interesse do potencial cliente estiver despertado, com bom conteúdo poderá prender o leitor à sua página. O marketing de conteúdo é de ajuda em saber como o fazer e como montar uma estratégia de conteúdo para que o interesse permaneça e se continue a ler, a ver, a gostar, enquanto se clica. Se a sua página está com conteúdo bem escrito e próprio para o seu público, poderá em poucos meses aumentar (e muito!) os seus lucros.

Marketing de Conteúdo na prática

Analisando a curva do termo Marketing de Conteúdo no Google Trends, vimos que desde 2011 muitos utilizadores fazem procuras com essa KW.

As maiores empresas do mundo, dos mais diferentes ramos, como Red Bull e IKEA, atualmente constroem a sua estratégia de marketing com base em conteúdo de boa qualidade. De acordo com uma pesquisa do renomado “Content Marketing Institute”, 30% do orçamento de marketing das grandes empresas vai atualmente para produção de conteúdo. Ainda nessa linha, é fácil observar que pequenas e médias empresas também já estão mais preocupadas com o tema e separam uma parte dos seus orçamentos para textos, fotos e vídeos. Daí notarmos que muitas marcas têm seus próprios blogs e trabalham os seus produtos de uma maneira menos agressiva e indireta em termos de venda.

A forma de comunicação também mudou. Hoje, departamentos e pessoas que antes ficavam de fora, também participam ativamente, por escrever, publicar e comentar blogs e páginas.

O que o Marketing de Conteúdo pode causar:

A maioria das pessoas ligadas a marketing já percebeu a quantidade infinita de possibilidades dentro do Marketing de Conteúdo e atualmente “perdem” tempo a pensar na melhor estratégia para as suas páginas ou a sua empresa. Os resultados na Alemanha mostram que, em média, 61% das vendas de uma empresa aumentam a partir do momento em que a mesma passa a trabalhar o marketing de conteúdo. E em Portugal não há razão para ser diferente!

  • A gerar leads: muitas pessoas registam-se para mais tarde receberem informações sobre o respectivo produto por meio de um bom trabalho de marketing e de conteúdo
  • Aumento de popularidade e valor: conteúdos bem escritos e pensados para um determinado público-alvo são, muitas vezes, publicados ou partilhados noutras páginas e redes sociais.
  • Imagem: as empresas conseguem-se mostrar competentes no que fazem e garantir uma boa imagem para leitores e consumidores através de publicações constantes
  • Ligação com clientes: conteúdo de fato interessante e novo também gera um elo mais estreito entre o cliente e a marca.

Alguns fatores são importantíssimos para um Marketing de Conteúdo de sucesso:

  • Orientação por público-alvo: quais os interesses do meu público-alvo? Essa e outras perguntas relacionadas deveriam ser as primeiras na elaboração de um plano sobre o que produzir em termos de conteúdo. Somente conteúdo produzido para esse grupo terá valor ao ponto dos interessados se manterem ligados a si.

  • Textos de alta qualidade: a eficiência ao produzir conteúdo revela o quão preocupada é a empesa com o seu produto e o seu público. Não precisamos lembrar que os textos devem ser bons em pesquisa e perfeitos em gramática e ortografia!
  • Conteúdo único: somente com conteúdo 100% original as empresas e blogs conseguem atingir um bom patamar de SEO. Textos copiados de outras páginas são varridos pelo Google e as páginas são levadas para posições inferiores do ranking.
  • SEO: textos para web não devem ser apenas bem escritos e originais – é, também, fundamental o pensamento em relação ao SEO. Links, KWs, HTML etc devem ser cuidadosamente trabalhados.

Não tem recursos para produzir bom conteúdo?

Segundo o Content Marketing Institute, o grande problema das empresas atualmente é a falta de tempo (69%), seguido da falta de oportunidades (55%) e por fim a falta de conteúdo apropriado (47%). Hoje em dia, esses três fatores impedem que as empresas produzam internamente o seu conteúdo.

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