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Como otimizar o conteúdo

O conteúdo desempenha papel importantíssimo no mundo online. A pergunta agora é: o que fazer para otimizar o conteúdo para ajudar que os resultados buscados sejam encontrados? É exatamente sobre isso que esse artigo trata, esperamos que traga mais-valia e que essas dicas sejam aplicadas na prática.

4 passos para conseguir que o conteúdo seja mais acessível para os leitores e traga melhor posicionamento no ranking

O conteúdo dá vida aos sites! Seja através de textos, imagens, vídeos ou até elementos interativos, os motores de busca ou pesquisa localizam e analisam a informação encontrada e ranqueiam as páginas de acordo com uma série de parâmetros. Além disso, muitos sites deixam de ser encontrados pelos motores por simples e básicas falhas de programação ou porque é difícil ter acesso a estes sites.

Ter noções básicas de como otimizar os conteúdos da própria página (onpage) pode contribuir imensamente para que este esteja mais “visível” para os motores e, logo, consiga influenciar positivamente no ranqueamento, aumentando também o número de visitas no site.

1. O nome certo

O tag de formatação HTML usado no título é sem dúvida um dos fatores mais influentes para o posicionamento no SEO onpage. O nome dado ao site deve ser acertado e o público-alvo deve sentir-se atraído por esse nome. Dessa maneira, ao lerem o nome, entrarão no link dado nos resultados de pesquisa.

Conselhos para eleger o nome:

  • O objetivo do nome do site é aumentar o número de cliques através dos resultados de pesquisa. Um nome bem escolhido se destaca entre os demais e convida o usuário a se converterem em visitas. Por isso, escolha o nome para o seu site pensando em primeiro lugar no seu público-alvo.
  • Os títulos e subtítulos devem ser variados, contribuindo para a otimização ao usar diferentes long tails.
  • As URLs do site também desempenham papel importante para o ranqueamento e devem conter palavras-chave para fácil localização por parte dos buscadores.

2. O tamanho do texto

Muitos se perguntam qual é o tamanho ideal ou pelo menos tamanho mínimo que o texto deve ter para conseguir melhorar o posicionamento dos sites nos rankings. O mais importante é que o conteúdo seja capaz de oferecer valor agregado a quem lê, tendo em vista que hoje em dia a oferta de textos online sobre o mesmo assunto é enorme. O conteúdo do texto deve trazer mais-valia para o leitor e conseguir chamar a atenção do mesmo desde o princípio.

Para enriquecer o conteúdo, quem o escreve pode inserir elementos como fotos, gráficos, vídeos, dentre outros para que o texto fique mais chamativo e visível. Além do mais, com esses elementos extras, é mais provável que os leitores compartam em suas redes sociais e blogs o conteúdo que você publicou, gerando ainda mais visualizações para o seu site.

Conselhos para melhorar o conteúdo:

  • Inserir imagens, vídeos, tabelas e gráficos.
  • Ser melhor que o conteúdo similar escrito pelos competidores.
  • Escrever textos maiores, relevantes e fáceis de ler.

3. Conteúdo gerado por leitores (UGC – User generated content)

É importante que os usuários se envolvam, que participem ativamente do seu conteúdo. O objetivo? Motivar os leitores a falar do que leram e viram na sua página nas suas próprias redes. Os comentários, “likes”, compartilhamentos, etc são cada dia mais preciosos.

A verdade é que os motores analisam em primeira instancia a utilidade do texto. Se um artigo está sendo objeto de debate e gera muitos comentários, a análise mais curta e grossa é de que o conteúdo em questão é relevante para os usuários e que o texto em si é muito mais que mero uso de palavras para tratar do conteúdo interessante – por isso falamos de valor adicionado.

Conselho para fomentar a participação dos usuários:

  • Criar competições ou ofertas especiais.
  • Incluir uma opção que incite os usuários a participar ativamente do conteúdo publicado, como “Estaríamos encantados com a sua opinião”.
  • Atuar como moderador no debate entre leitores e não ignorar os comentários, mesmo que negativos.

4. Sinais sociais

Desde sempre, o Google deu grande importância aos dados sociais e analisa bem de perto as redes de mais influencia e o que está sendo vinculado a elas. Se um conteúdo consegue obter bastante repercussão nas redes sociais, a probabilidade de subir de posicionamento no ranking é bastante elevada. Sabe-se que esses sinais sociais não exercem influencia direta sobre o posicionamento e até hoje não são oficialmente contadas como um fator para o ranking. Entretanto, o que também se sabe é que têm um efeito positivo nos resultados de pesquisas feitas pelos usuários.

Conselhos para mais repercussão social:

  • A informação transmitida pelo conteúdo tem que ser de grande utilidade para los usuários e incitar a ser compartilhada, gostada, comentada.
  • Os botões que levam o usuário para as redes sociais devem estar bem posicionados perto do texto. O usuário não pode perder tempo buscando onde pode gostar, comentar ou compartilhar o conteúdo.
  • O conteúdo de qualidade compartilha-se com maior frequência. Ou seja, é importante que o conteúdo produzido por você não passe despercebido meio a tantos outros!

Conclusão:

Adaptar o conteúdo aos critérios usados pelos motores para o ranking não requer simplesmente esforço e criatividade, mas também alguns recursos técnicos. Se você se guia por esses pontos, mesmo que seja apenas por um curto período de tempo, verá que os resultados positivos baterão rapidamente à porta. A dica principal é não ficar agoniado com tantas informações novas, recursos, etc. Faça no seu tempo, pouco a pouco, entendendo todos os passos, até que o conteúdo esteja otimizado e pronto para ser convertido.

Tradução e adaptação de Guten Content Optimieren, de Irina Hey, especialista em SEO e responsável por Marketing Online, Comunicação e RP na OnPage.org.


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