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Otimizar os conteúdos

 

Leia agora as nossas dicas para otimizar o seu conteúdo e conseguir melhores posições no ranking.

1. O título ideal

As chamadas Title-Tags são um dos principais elementos analisados pelos motores de busca do Google em matéria de OnPage-SEO. Permitem que o visitante percorra as subpáginas de forma mais consciente e que volte a aceder à página, devido à sua praticidade e facilidade de uso.

Dicas:
• O título deve ser pensado para contribuir para o aumento do número de clicks. Por isso, deve ser intuitivo e de fácil recordação para os utilizadores
• Varie os títulos e subtítulos de maneira a obter diferentes long-tails otimizadas
• Tente colocar as palavras-chave mais importantes também no URL da página, já que o Google mostra algumas vezes como título uma parte do URL

2. Authorship Markup

Um aspeto que ganhou muita relevância nos últimos tempos foi a identificação do autor do conteúdo nos resultados de pesquisa. A marcação de pessoas associadas aos conteúdos é algo trivial em termos técnicos, que pode ser facilmente executado para qualquer página.

Dica: brinque com o seu perfil no Google +, colocando uma foto mais atrativa ou com um formato que não seja o habitual quadrado.

3. O tamanho do conteúdo

Perguntam-nos frequentemente qual deve ser o tamanho adequado para que o conteúdo possa ser encontrado pelos motores de busca e seja avaliado como um bom conteúdo. Uma pergunta difícil de responder, dado que o tamanho certo varia de acordo com cada conteúdo, cada objetivo e cada tema. O importante é que o conteúdo permita informar o leitor na justa medida: sem detalhes excessivos, mas assegurando que o leitor não precisa de recorrer a outra fonte para ficar esclarecido. Bom também é enriquecer o conteúdo escrito com elementos visuais, como fotos e vídeos. Um conteúdo completo e agradável de ler tem maior número de clicks assegurado.

Dica: atenção aos conteúdos publicados pela concorrência. Procure estar sempre à frente.

4. “Engagement” do utilizador

Procure fazer com que o utilizador participe mais ativamente na sua página, pedindo e facilitando a escrita de comentários, a aplicação de classificações e da indicação “gostar” em relação ao que foi lido. O Google “lê” o conteúdo sobretudo depois dos leitores da página.

Dicas:
• Dinamize a página com ações promocionais que envolvam a participação dos utilizadores, como por exemplo uma competição pelo melhor conteúdo
• Inclua um call-to-action no final do artigo, de preferência associado a um botão para compra direta ou para que o autor deixe sua opinião ou o seu "like"
• Seja o moderador e reserve tempo para responder aos comentários deixados na sua página. Evitará polémicas e insatisfações.

 5. Social Signals

O Google está atento a páginas fortes em elementos sociais. Se a página tiver bastante movimento em termos sociais, terá maiores possibilidades de ser bem colocada no ranking.

Dicas:

• Tenha a certeza de que seu conteúdo está orientado para o utilizador e é facilmente partilhado, "liked", etc.
• Faça com que o tráfego de e para as redes sociais seja fácil, seguro e intuitivo.

Resumo:

Para criar bom conteúdo orientado para o SEO, o autor precisa, além de uma grande dose de criatividade, de ter bons conhecimentos sobre as técnicas mais eficazes. Se disponibilizar informações que sejam valorizadas pelos leitores e aproveitar as ferramentas de produção de conteúdos orientados para os motores de busca, a probabilidade da página ser bem posicionada é muito grande. Mãos à obra!
Sobre a autora:
Irina Hey é alemã e trabalha há anos em SEO. Atualmente é responsável pela comunicação externa, marketing e RP do site OnPage.org.

Irina Hey no Google+

 


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