Workshop: Aprenda como escrever textos de sucesso
Por quê?
De acordo com pesquisas, um leitor precisa de 1/3 a mais do tempo que leva para ler algo impresso para ler algo na tela. O leitor online lê menos e é mais seletivo quanto ao que deseja. Para começarmos a tratar do assunto, vale lembrar que um bom texto para web é também um bom texto para versão impressa. Mas, além disso, deve incluir tanto os algoritmos do motor de busca, bem como os hábitos de leitura especiais dos leitores internautas.
* Rápido e claro, mais rápido e mais claro:
Considerando que a leitura através de uma tela é mais cansativa para os olhos, dê preferência a construções de frase mais simples e sucintas. Além do comprimento da frase, o comprimento do texto também desempenha um papel importante para os textos web. Uma das qualidades desses bons textos é caber em uma página, sem que o leitor precise usar a barra lateral para ver a parte seguinte do texto. Aponte o seu tema rapidamente, use o seu foco jornalístico para escrever. O leitor encontra rapidamente as respostas para suas perguntas?
* Adequação:
Particularmente na internet é importante que o texto esteja livre de erros pois a credibilidade do site aumenta mais, Entretanto. é necessário estar atento para possíveis erros bem colocados. Muitas vezes os autores optam por escrever de forma errada para deixar o texto mais coloquial, regional ou até mesmo informal. Palavras que não existiam antigamente passaram a fazer parte do vocabulário atual e não devem ser consideradas como erro.
* Gerar emoções:
O leitor fica mais tempo lendo um texto no seu site caso o mesmo traga a tona emoções. Busque sempre o caminho emotivo. Evite introduções longas e sem sentido. Bons textos web começam no alto, com algo quente. Evite os clichês e tente ser original até no feijão com arroz. Os textos para web devem buscar sem atemporais, diferentemente dos textos datados típicos do mundo jornalístico.
* O texto num piscar de olhos:
A estrutura de um texto para web é também bastante diferente da empregada em textos impressos. Os leitores internautas recebem uma quantidade de informação muito grande simultaneamente. Outros textos tratarão do mesmo assunto que o seu. Imagine-se no lugar do leitor e responda a pergunta: o que faria o leitor escolher o meu texto em um piscar de olhos? A resposta está em sub-títulos, palavras ressaltadas, fontes de letra, cores etc.
* As opções da internet:
O autor de conteúdo web deve fazer uso das opções apresentadas pela internet e com isso buscar satisfazer o leitor quanto às ferramentas de busca. Bons textos web só fazem sentido quando exploram os elementos buscados por essas ferramentas, tais como links úteis para o texto. Os mais importantes desses elementos são as palavras-chave, a frequência dessas palavras e conectivos semanticamente relacionados.
„First things first“: Um exercício
Leia a primeira frase de qualquer texto em voz alta. Você já pode descobrir o tema do texto somente com essa frase? Memorize sua consideração e volte a ler aos poucos o início do texto. Quantas vezes você teve que reconsiderar o que havia pensado anteriormente? (Esse exercício pode ser feito com mais de uma pessoa)
Nenhum artigo disponível